Vemos a arte do circo e do palhaço como formas artísticas universais capazes de chegar a todos os seres humanos independentemente da sua origem, classe, idade ou género.
Acreditamos no poder da arte enquanto ferramenta de transformação social e de empoderamento do ser-humano na promoção da igualdade social e do desenvolvimento além-fronteiras.
Defendemos o direito da criança à educação (artigo 28/UNICEF) e do direito a terem acesso a atividades culturais e artísticas (artigo 31/UNICEF).
Desejamos promover a representatividade e a inclusão de artistas de todas as proveniências, valorizando a arte da palhaçaria e contribuindo para o fomento desta arte e suas redes em Portugal.
A NOSSA MISSÃO
A nossa missão é conseguirmos atender o máximo de pessoas e comunidades em situação de extrema vulnerabilidade social.
Os projetos Palhaç@s na Orla chegam a zonas de crise ou afetadas por situações extremas como guerras, migrações humanas, catástofres naturais, entre outras.
Com os nossos projetos pretendemos contribuir para uma sociedade mais igualitária, mais justa e mais feliz.
Através de espetáculos e atividades pedagógicas desejamos promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das comunidades com as quais trabalhamos.
Contribuir para a profissionalização e a valorização da arte do palhaço em território nacional.
SOBRE Os Palhaç@s na Orla
O projeto Palhaços na Orla foi fundado em 2022 com o objetivo de fazer chegar assistência ao trauma, através da espetáculos e oficinas pedagógicas, a pessoas, nomeadamente crianças, em situação de forte vulnerabilidade social.
O seu núcleo reúne profissionais das áreas da cultura, da educação e da intervenção social.
O projeto pretende ter impacto em contextos de assistência humanitária e zonas de risco, focando a sua ação em problemas como o movimento forçado de pessoas, conflitos bélicos, habitação, entre outros.
O projeto visa igualmente disseminar práticas de intervenção educativa e artística que transformem contextos de trauma, junto de agentes multiplicadores tais como professores, educadores, psicólogos, artistas, entre outros, através de ferramentas criativas, do jogo e do riso.
Desejando contribuir para as estratégias mundiais para a paz entre os povos, o projeto deseja fomentar boas práticas que promovam a inclusão e a solidariedade e diminuam a exclusão social, a violência e descriminação entre seres-humanos.
PROJETOS
Palhaç@s nos Bairros
Projeto Feliz Moçambique
Caravana Risos em Marrocos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.