You are currently viewing Workshop Clown em Outubro

Workshop Clown em Outubro

 

Desejando ser um laboratório aberto para a exploração dos caminhos possíveis para o “ser em estado de graça”, neste workshop procuraremos desvendar os elementos que guiam a arte do clown ou palhaço.
Faremos jogos e exercícios em grupo, a solo, em dupla e em trio onde trabalharemos a nossa energia, o nosso foco e a nossa escuta, desenvolvendo uma forma de jogar onde não pensamos ou julgamos mas onde nos conectamos com um sentir mais profundo e nos permitimos ir além dos nossos limites quotidianos.
Exploraremos os mecanismos que fazem rir uma platéia e o que nos torna cómicos, de forma única e singular, quando nos permitimos ter prazer de divertir ao sermos divertidos.
Esta oficina oferece espaço para aprender, descobrir, identificar obstáculos e superá-los, brincar, rir e experimentar o incrível poder da conexão honesta.
Está dirigida a todas as pessoas interessadas em descobrir-se na sua vertente cómica e em abraçar o seu ridículo e a fazer algo criativo a partir dele.

Conteúdos abordados:

– o estado sensível e cómico do corpo;;
– a triangulação com o público e a relação íntima do clown com a platéia;
– recursos pessoais para o cómico;
– exploração da máscara do palhaço;
– o ritmo interno e externo do jogo;
– o jogo clown em dupla, trio e em grupo;
– criação de material de cena;

Público-alvo: todas as pessoas interessadas e curiosas em descobrir ou desenvolver a arte do clown dos 16 aos 100 anos; artistas; profissionais de saúde; profissionais da educação;

Número mínimo 8 pessoas.

Número máximo 16 pessoas.

Videos


Sobre Eva Ribeiro

De mão dada com a arte e intervenção comunitária, Eva Ribeiro é pesquisadora há vinte anos na área das artes performativas.

Iniciou o seu percurso jovem, descobrindo as artes de rua e a palhaçaria no ano de 2002. Em 2004 começou a trabalhar na área do teatro de rua com a companhia Teatro Anónimo em Coimbra. Realizou entre 2002 e 2004 formação nas áreas do teatro de rua com companhias como Generik Vapeur, Les Plasticiens Vollants, Sarruga e Xarxa theatre. Estas formações abriram o seu apetite para aprofundar os seus estudos nas artes do espetáculo. Realizou, então, vários workshops de Clown, Novo Circo, Dança Contemporânea e Teatro de Marionetas e Formas Animadas no Porto onde viveu entre 2005 e 2007. Estuda Teatro e Educação com Hugo Cruz na Universidade de Psicologia do Porto em 2006.

Neste período desenvolve vários projetos de artivismo onde funde a linguagem do teatro com intervenção política e comunitária, iniciando o seu percurso como formadora e pedagoga.

Em 2009 realizou os seus estudos na Escola de Teatro Físico Jacques Lecoq em Paris, França. Viveu em várias cidades da Europa e deu continuidade aos seus estudos, focando a partir de 2010 a sua pesquisa na arte da palhaçaria e da comicidade. Estudou a arte do clown em vários países e teve o privilégio de trabalhar com Pedro Correia, Jorge Paxeco, Anabela Mira, Pedro Fabião, Adelvane Néia, Silvia Leblon, Palhaço Tomate, Jesus-Jara, Virginia Imaz, Matteo Cifariello, Maria Colomer, Alex Navarro e Carolina Dream, Jeff Johson, Johny Melville, Celia Ruiz, Elise Ouvrier De-Buffett, Hilary Chaplain, Olivier Terrault, Fanny Giraud e Tom Roos.
Criadora dos seus próprios espetáculos, a solo ou em dupla tem percorrido salas, ruas e festivais nacionais e palco internacionais mostrando as suas criações originais cujas linguagens escolhidas vão desde o bufão à comédia física e ao humor absurdo.

Tem trabalhado igualmente na área da produção cultural. Tem participado ativamente na organização de eventos e ações ligadas ao fomento da arte do clown em Portugal tais como festivais, mostras e cursos. Apaixonada pela pedagogia da palhaçaria, produziu já mais de três dezenas de formações de clown em Portugal com mestres nacionais e internacionais, em parceria com associações, grupos e companhias no território nacional.

Foi mentora das Noites Clown, no Chapitô, em Lisboa e da Mostra de Mulheres Palhaças no Malaposta, em 2015. É diretora artística da Mostra Gargalhadas na Lua, em Carnide , Lisboa, organizada em parceria com a Lua Cheia teatro para todos e a Casa do Coreto, desde 2016. Organizou também em conjunto com as Descalças cooperativa cultural, o Bolina – festival internacional de palhaças.
É uma das fundadoras e administradora do projeto Laboratório Internacional de Clown, projeto único em Portugal no campo da formação continuada na arte do palhaço, em parceria com a Nuvem Voadora – associação cultural, Tom Roos, pedagogo internacional e Alowies-art, ilustradora.

Orienta formação continuada nas áreas do palhaço social, sendo a mentora do projeto artístico de intervenção social, Palhaços Visitadores e Palhaços na Orla que intervêm junto de públicos vulneráveis.
É também dinamizadora de oficinas de iniciação e aprofundamento da arte da palhaçaria, tendo contribuído nos últimos anos para a formação de várias pessoas e grupos no território nacional, Açores, Brasil, Roménia, Marrocos, Senegal, São Tomé e Príncipe, França, Argentina e Espanha .


“To clown or not to clown…
That is not a question!”


📌 11 e 12 de Outubro | 9h30-17h30
📌 Espaço MALOCA Lisboa @maloca_lisboa
Rua da Penha de França 67A, 1170-027 Lisboa

Valor
Early bird até 26 de Setembro
150 euros
Após essa data
180 euros

Mais informações e inscrições através do email cia.anariguda@gmail.com ou pelo telefone 926899394

Sobre a Nariguda
@a.nariguda
www.anariguda.pt

Deixe um comentário